quinta-feira, 14 de abril de 2011

Secretário cobra atuação da PM

Almiro Marcos

O secretário de Segurança Pública, João Furtado de Mendonça Neto, fez cobranças e críticas à Polícia Militar (PM) anteontem em sua página no microblog Twitter. Ele disse que o governo manteve o aumento para os policiais militares em abril e, a partir disso, cobrou resposta à sociedade. "Seus dirigentes e comandantes devem ter esse compromisso! Vou cobrar o retorno!", disse em uma das mensagens postadas por volta das 19 horas.
As mensagens parecem ter sido escritas após a reunião que o secretário e o governador Marconi Perillo tiveram no Ministério da Justiça, em Brasília (DF). Aparentemente, as postagens foram antes da viagem que João Furtado fez ao Rio de Janeiro, onde estava até ontem à noite.
As postagens dão a entender que ele não vem tendo bom relacionamento com a PM. João Furtado demonstrou, no Twitter, que os policiais militares que não seguirem as orientações serão substituídos, independentemente da patente ou posição. "Estarei pronto a apurar as faltas e a punir e demitir os culpados."
Algumas palavras do secretário foram duras: "Os inertes, acomodados, conspiradores, corruptos, preguiçosos, os integrantes da Banda Podre (grafado em maiúsculo mesmo) que estão tentando corromper a TROPA!" (em caixa alta). Ele também falou em "operação padrão, tartaruga, lesma" e demonstrou que já teria uma lista dos responsáveis pela suposta manobra. "Já tenho os nomes de todos!", garantiu.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a PM preferiu não se pronunciar. Já odeputado estadual major Júnio Alves Araújo (PRB) falou sobre o assunto. "Não posso me furtar a comentar. Não sei se é questão pessoal ou se ele está mal assessorado, mas acredito que, com essas declarações, não vai resolver a crise na segurança pública. Os policiais não receberam o aumento dito por ele. Penso que ameaças não vão resolver a crise. A tropa está desestimulada", disse.
O POPULAR não conseguiu retorno do secretário para falar sobre o caso. Essa não é a primeira polêmica na qual ele se envolve no Twitter. No final de março, ele deu a entender, no microblog, que a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) voltaria imediatamente às ruas depois de um mês da sua retirada. No dia seguinte, a PM desmentiu a informação. Até hoje a Rotam não voltou às ruas.

FONTE:http://www.opopular.com.br/#14abr2011/cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário