quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Seis deputados assumem prefeituras


Eleição de deputados para as prefeituras de municípios goianos, consiste em mudanças que ocorrerão na atual composição da Assembleia Legislativa em que haverá a efetivação de cinco novos nomes



Helton Lenine
Da Editoria de Política & Justiça
Seis deputados estaduais deixam, neste 1º de janeiro de 2013, a Assembleia Legislativa para assumir a função de prefeito, vez que foram eleitos em outubro passado.
Os parlamentares que obtiveram vitória nas urnas são: Jardel Sebba (PSDB), em Catalão; Jânio Darrot (PSDB), em Trindade; Evandro Magal (PP), em Caldas Novas; Cristóvão Tormin (PSD), em Luziânia; Hildo do Candango (PTB), em Águas Lindas de Goiás; e Misael Oliveira (PDT), em Senador Canedo. Jardel Sebba travou uma dura batalha com o ex-prefeito Adib Elias para conquistar, com 50,7% dos votos válidos, a Prefeitura de Catalão, no Sudeste do Estado.
Jânio Darrot, empresário de sucesso, venceu, com folga, a disputa pela Prefeitura de Trindade, tendo enfrentado o prefeito Ricardo Fortunato (PMDB) e a deputada federal Flávia Morais (PDT). Evandro Magal não teve dificuldades em conquistar, pela terceira vez, a Prefeitura de Caldas Novas, importante pólo turístico de Goiás.
Cristovão Tormin, ex-vereador de Luziânia, enfrentou o candidato apoiado pelo prefeito Célio Silveira (PSDB) e venceu as eleições deste ano. Hildo do Candango alcançou expressiva vitória em Águas Lindas, vencendo, entre outros, o prefeito Geraldo Messias (PSDB).
Misael Oliveira, com o apoio do prefeito Túlio Sérvio (PSB) e do ex-prefeito Vanderlan Cardoso (sem partido), venceu a disputa pela Prefeitura de Senador Canedo.
NOVOS DEPUTaDOS
Com a eleição de seis deputados para prefeituras de municípios goianos, mudanças ocorrerão na atual composição da Assembleia Legislativa. Haverá a efetivação de cinco novos nomes e de Talles Barreto (PTB), que já exerce mandato como suplente.
Do PSDB, vão assumir cargos: o segundo e quarto suplentes da coligação governista na Assembleia Legislativa, Nédio Leite e Júlio da Retífica. O vereador Simeyzon Silveira (PSC) vai ocupar a cadeira do deputado Misael Oliveira (PDT). Simeyzon é o primeiro suplente do PSC, que fez coligação com o PDT e o PRP na eleição proporcional de 2010.
Com as vitórias de Cristóvão Tormin e Hildo do Candango, no Entorno de Brasília, fica garantida a efetivação do primeiro suplente, Talles Barreto, que já está no exercício do mandato em razão do aproveitamento do deputado Henrique Arantes na Secretaria Estadual da Cidadania; e também efetiva o segundo suplente Frei Valdair de Jesus, representante de Anápolis, ambos petebistas. Como Frei Valdair optou pela cadeira de vereador na Câmara Municipal de Anápolis, vai assumir mandato na Assembleia o terceiro suplente do partido, Marlúcio Pereira, que teve essa condição confirmada pela Justiça Eleitoral.
Vale ressaltar que Cristóvão Tormin elegeu-se deputado pelo PTB, mas filiou-se ao PSD em setembro de 2010. Para efeito de posse na Assembleia Legislativa, prevalece o entendimento do TSE de que o suplente beneficiado é do partido de origem – no caso, o PTB. Ex-secretário de Articulação Política (no governo de Alcides Rodrigues), o suplente Ney Nogueira, do PP, vai assumir mandato na Assembleia Legislativa, em razão da vitória de Magal em Caldas Novas.
http://dm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário