sexta-feira, 10 de abril de 2015

Conheça a nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

Consumidores já podem calcular o consumo dos modelos 2015 de veículos que participam do Programa

Está disponível na página do CONPET a www.conpet.gov.br/consultacarros tabela da 7ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2015 (PBE Veicular 2015), contemplando todos os modelos incluídos no programa e a suas respectivas classificações. A novidade deste ano é a exibição detalhada das informações para a etiqueta de cada modelo. São trinta e seis fabricantes que participam com 587 modelos que deverão exibir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, a ENCE, afixada em seus vidros.
A Etiqueta com faixas coloridas de ‘A’ (mais eficiente) até ‘E’ (menos eficiente) classifica os modelos quanto à eficiência energética na sua categoria e traz outras informações, como a autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de gás efeito estufa (CO2).
Na tabela de consulta será possível encontrar informações da emissão de gases poluentes, informações sobre emissões de CO2 (gás de efeito estufa) de origem fóssil não renovável, emissão de gases poluentes (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio) do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama. Os modelos que emitem menos recebem até três estrelas, e uma estrela, os que emitem mais, facilitando a escolha do carro mais eficiente pelo consumidor.
Poderá ser acessada igualmente a página do Inmetro, www.inmetro.gov.br/pbe, por meio do link “Tabelas de Eficiência” e abrindo as tabelas referentes ao PBE Veicular.
As consultas também poderão ser feitas por meio do Aplicativo “Etiquetagem Veicular” disponível gratuitamente para celular e tablet nas lojas Google Play e App Store.
Serão exibidos também no celular ou no tablet os valores de referência da quilometragem por litro dos modelos e marcas que aderiram ao Programa, comparando-os em suas categorias de modelos semelhantes e, no geral, com todos os demais modelos.
Os modelos que obtiveram as melhores classificações considerando ambas as comparações (na categoria e no geral) são destacados com o Selo CONPET de Eficiência Energética Veicular.
A nova tabela apresenta 153 modelos, de 16 marcas, que podem fazer uso do Selo CONPET. Sendo assim, o consumidor tem opções para escolher um modelo de menor consumo, contribuindo para seu orçamento doméstico e para reduzir as emissões de poluentes.
O PBE Veicular é regulamentado pelo Inmetro e coordenado em parceria com o CONPET, com o apoio do Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobras), do MME, da ANP, do Ibama, da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Participam do Programa as marcas associadas à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores).
Imagem do Banner principal: NOME DO FOTÓGRAFO / BANCO DE IMAGENS PETROBRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário