domingo, 22 de janeiro de 2012

O "efeito PEC 300" e seu legado nas greves da segurança do Brasil



Muitos colegas de farda nos abordam nos corredores e perguntam: "E a PEC 300, morreu". Alguns nos questionam em tom amistoso, outros fazendo gozação. O fato é, que se as várias polícias do Brasil, estão nas ruas, se manifestando, cobrando seus direitos e em alguns estados tendo a coragem cívica e cidadã de fazer greve, não resta dúvidas de que o "efeito PEC 300" nos deixou esse grande legado. Nos tirou da toca, nos fez acordar para a necessidade de participação popular.

Depois de vários estados terem se manifestado em 2011, inclusive os Bombeiros do Rio, talvez os únicos sem alcançar o sucesso esperado, agora vemos o movimento pela dignidade salarial ganhar força também no Rio de Janeiro, finalmente com todas os segmentos da segurança pública unidos, como o Sindicato da Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a PM carioca. Eles não caíram na lábia do governador Sérgio Cabral, que teria prometido 20% de aumento, além da readequação nas promoções dos Praças.

Agora o próximo estado a buscar a sua dignidade salarial e melhores condições de trabalho vem da Bahia, que também é cidade turística, e muito mal remunerada. O estranho é que a administração daquele estado é do PT, que até pouco tempo atrás tinha um discurso progressista, em prol do trabalhador, mas, segundo o seu governador já teria dito: " os policiais ganham mais do que merecem". Tem que ir para as ruas, e veremos quem ganhará essa queda de braço, governo ou os policiais e bombeiros da Bahia.

Então meus amigos, nunca pergunte ou faça insinuações sobre a PEC 300, primeiro porque ela nunca estará morta, enquanto houver algum grito por justiça e dignidade profissional da segurança pública. Ainda que não tenha sido votada em 2º turno, ela nos ensinou muita coisa...principalmente nossa relação com os políticos e governantes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário