sábado, 16 de junho de 2012

Confronto entre policiais e sem-terra no Paraguai deixa 15 mortos


Um confronto ocorrido nesta sexta-feira (15) em uma fazenda em Canindeyú, Paraguai, próxima à fronteira com o Brasil, deixou pelo menos dezesseis pessoas mortas: sete policiais e nove trabalhadores rurais sem-terra. Além disso, cerca de cem pessoas ficaram feridas.
O confronto começou após a Justiça paraguaia determinar a reintegração de posse da Fazenda Morumbi, propriedade do político e empresário Blas Riquelme.
Segundo o jornal paraguaio Ultima Hora, há contradições entre as versões do governo e dos camponeses para o ocorrido.
Os policiais entraram [na fazenda] com escudos e balas de borracha para um possível conflito, quando foram pegos de surpresa por uma emboscada por parte dos camponeses, que estavam fortemente armados, disse o comissário Walter Gómez. No entanto, até agora há mais camponeses mortos do que policiais. Há contradições entre as versões do governo e das famílias dos trabalhadores rurais.
Segundo a imprensa paraguaia, o confronto durou toda a manhã desta sexta-feira, e os sem-terra chegaram até a disparar contra helicópteros da polícia. O Senado do país convocou uma sessão extraordinária para analisar o caso, e o presidente Fernando Lugo ordenou a intervenção das Forças Armadas.
Foto: Jorge Saenz/AP
Bruno Calixto

Nenhum comentário:

Postar um comentário