quinta-feira, 7 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi


A Pastoral familiar se fez presente

Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana, da qual, eu, você, nós somos membros celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo - Latim Corpus Christi.
Hoje é um dia em que os Cristãos Católicos, têm por obrigação de participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo. Cristo está presente inteiramente tanto no pão como no vinho, sob ambas as espécies. Por virtude do sacramento, sob as espécies ou acidentes de pão, está o corpo de Cristo, e, sob as espécies ou acidentes de vinho, está o sangue de Cristo. Pois Cristo disse: "Isto é meu Corpo", "Este é meu Sangue".

Se não foi ainda na Santa Missa pela manhã, vá á tarde, mas não deixe a graça de estar com Jesus passar.


Compreenda o significado do tapete de Corpus Christi

A tradição de confeccionar tapetes nesta data festiva da Igreja também é mantida a séculos. Todos os anos diversas Paróquias e comunidades realizam esse trabalho artesanal para a procissão da festa de Corpus Cristi, que neste ano acontece no dia 7 de junho, nesta 5ª-feira.

Essas verdadeiras obras de arte são confeccionadas de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia.

“[A confecção de tapetes] Não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. É uma manifestação popular de adoração a Cristo", explica professor Felipe Aquino.

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

"É também uma evocação bíblica, que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que Ele passasse por cima. Mas, apesar de fazer memória à entrada de Cristo em Jerusalém, esta procissão não tem ligação com a procissão de ramos, que antecede a Paixão de Cristo. No dia da festa de Corpus Christi a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas”.

Julio Libório - Diácono Permanente









 
















A Pastoral Familiar agradece a todos os agentes que se fizeram pressentes neste dia de graças, que não é simplesmente mais um feriado, é a presença real de Cristo na Eucaristia, e se doaram com dedicação e disciplina, na confecção dos tapetes.


Família de Nazaré, nossa Família vossa é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário