sexta-feira, 25 de maio de 2012

1ª CIPMRv recebe a "Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude"



A Polícia Militar, recebeu na noite de ontem (24/05/2012), no Posto Policial Militar Rodoviário de Catalão/GO, a Cruz Peregrina da Jornada Mundial Juventude e o ícone de Nossa Senhora.
Estes símbolos de veneração católicos estão percorrendo várias cidades dos países sede da “Jornada Mundial da Juventude.
O Bispo Dom Guilherme Werlang juntamente com os padres Emerson Simplici, Ermison Costa, João César Souza Lobo e Wandel Ferreira de Jesus, acompanhados de inúmeros jovens realizaram uma Celebraçãojuntamente com os policiais militares.
A Jornada é um evento que prepara a comunidade para um grande encontro com o Papa Bento XVI, que no Brasil ocorrerá, na cidade do Rio de Janeiro, em julho de 2013
História da Cruz JMJ!
A Cruz da Jornada Mundial da Juventude ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina... Muitos a chamam de Cruz de Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens de Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma.
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levou a Cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
O Ícone de Nossa Senhora!
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
“hoje eu confio a vocês o ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais de Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

Fonte: ST PM José NILTO dos Santos - Comandante do DPMRv de Catalão.
Edição: P/5 da 1ª CIPMRv

Nenhum comentário:

Postar um comentário