segunda-feira, 28 de maio de 2012

Crédito consignado estimula endividamento, afirma representante do Procon


Crédito consignado estimula endividamento, afirma representante do Procon.
Prossegue neste momento, no auditório Costa Lima, audiência pública destinada à discussão do alto índice de endividamento da população. O encontro é uma iniciativa do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, deputado Lívio Luciano (PMDB).
O representante do Conselho Regional de Economia, Aurélio Ricardo Troncoso Chaves, afirmou que as taxas de juros abusivas estimulam a inadimplência no pagamento de dívidas, e que o endividamento da população continua aumentando.
“A população em geral não possui um discernimento do que seja a taxa de juros.
Este fato, aliado à facilidade de crédito e ao aumento de renda da chamada classe C contribuíram para o crescimento do consumo e do endividamento”, explicou.
Aurélio também afirmou que o consumidor não está isento de culpa pela situação de dívida. “O endividamento é ocasionado por uma série de fatores, incluindo a atitude do consumidor. Na verdade, falta planejamento financeiro por parte das famílias. Na região Metropolitana de Goiânia uma pesquisa que realizamos constatou que 30% das famílias da Capital ainda permanecem endividadas“, afirmou.
Em seguida, o gerente de pesquisa e cálculo do Procon, Gleidson Tomaz, chamou a atenção para necessidade de maior conscientização do consumidor. “No Procon, constatamos que a taxa de endividamento do consumidor aumentou bastante a partir do surgimento do crédito consignado”, disse. “Nossa maior preocupação é intermediar o acordo entre consumidor e o banco, de modo a restabelecer o crédito do antigo devedor”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário