quarta-feira, 13 de abril de 2011

Força Nacional de Segurança começa a atuar no Entorno do DF

O Ministério da Justiça vai disponibilizar efetivo inicial de 70 homens que 
vão atuar por prazo indeterminado na região.

Agência Goiana de Notícias

A primeira parceria de grande importância entre o Governo Federal e o Governo de Goiás começa na próxima segunda-feira, no Entorno do Distrito Federal. O governador Marconi Perillo formalizou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o envio da Força Nacional de Segurança Pública para a região do Entorno do DF, com o intuito de reduzir os índices crescentes de violência nos municípios próximos a Brasília. O ministro, que recebeu Marconi em seu gabinete acompanhado da secretária nacional de Segurança Pública, Regina de Luca Miki, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, atendeu de pronto ao pedido.

O Ministério da Justiça vai disponibilizar efetivo inicial de 70 homens que vão atuar por prazo indeterminado na região. O governador também solicitou o apoio do Ministério da Justiça para acelerar o andamento de inquéritos policiais e processos criminais na região do Entorno. Segundo o governador, existem aproximadamente 10 mil inquéritos que precisam ser acelerados. Além de solicitar complementação salarial para os policiais que atuam na região e a criação de um fundo de segurança específico para a região. “Temos aqui um milhão de habitantes que precisam do apoio dos governos Estadual e Federal”, disse Marconi.

Ao deixar o prédio do Ministério da Justiça na tarde ontem, o governador avaliou a reunião como “excelente” e disse que o ministro se mostrou “extremamente receptivo”. Ao justificar o pedido, Marconi enfatizou que as forças de segurança de Goiás são insuficientes, daí a importância da parceria com o governo federal. De acordo com o governador, o ministro garantiu na reunião que a gestão integrada da segurança pública no Entorno de Brasília é uma diretriz do governo da presidente Dilma Rousseff. O ministro se comprometeu a visitar o governador depois da Semana Santa, em Goiânia, para tratar de novas parcerias entre os dois governos.

Também acompanharam o governador na audiência o secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado, e o chefe do Gabinete de Segurança do Entorno de Brasília, coronel Edson Costa. Na avaliação de João Furtado, a reunião serviu para se firmar parceria do Governo Federal com o Governo Estadual. Ao justificar a convocação da Força de Nacional de Segurança Pública, o secretário citou o exemplo de Águas Lindas, que registrou no ano passado 92 homicídios e, neste ano, somente nos três primeiros meses, já foram registrados 30 homicídios, um crescimento de 43% em relação ao mesmo período no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário