sexta-feira, 8 de abril de 2011

Goiás pede apoio da Força Nacional de Segurança



Em Águas Lindas, o governador do estado fez promessas de investimentos em segurança no Entorno. Autoridades da segurança pública estão sem estrutura para combater o crime.

Apesar de a cidade estar a 24 horas sem homicídio, a população de Águas Lindas de Goiás ainda está assustada com a onda de violência. As autoridades da segurança pública estão sem estrutura para combater o crime.

“Há dois anos, nós tínhamos 70 funcionários da Policia Civil. Eram, aproximadamente, 70 mil habitantes. Hoje, temos 300 mil habitantes e 51 policiais civis”, relata o delegado Hylo Marques.

Nesta quinta-feira (7), o governador de Goiás, Marconi Perillo, esteve em Águas Lindas. Ele fez promessas de investimentos em segurança no Entorno. Entra elas, a contratação de 240 policiais, que já estariam sendo chamados, mais a compra de 250 viaturas e a construção de dois institutos de medicina legal, mas prazos não foram anunciados.

Perillo também fez um apelo ao governo federal para que seja criado um fundo constitucional para o Entorno, nos moldes do que há para o DF. O fundo custearia despesas com saúde, educação e segurança. O governador também pediu ajuda imediata da Força Nacional de Segurança Pública.

“Faz-se necessário agora, mais do que nunca, a colaboração da Força Nacional. E mais do que isso, quero fazer um apelo à sensibilidade do governo federal e do governo de Brasília, para que nos ajude em ações permanentes”, declara o governador.

O governador de Goiás afirmou que as ações são de curto prazo. O Ministério da Justiça ainda não recebeu o pedido da Força Nacional para o Entorno.

A Força Nacional de Segurança já atuou no entorno, entre 2007 e 2008. Naquela época, houve redução de até 53% nos crimes. Mas, ao final do convênio, o governo de Goiás não fez a parte dele: atrasou o pagamento da alimentação dos 130 militares e atrasou o aluguel da chácara onde a tropa morava e treinava. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário