segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cidade com quase 25 mil habitantes em Goiás conta com apenas 3 PMs


Em Ipameri, dois policiais ficam nas ruas e um, no atendimento do 190.
Problema só será resolvido com concurso, diz Secretaria de Segurança.

A cidade de Ipameri, com 24.735 habitantes, sofre com a escassez de policiais. Alguns dos que trabalhavam no município se aposentaram e não houve reposição do efetivo. Atualmente, apenas dois militares fazem o patrulhamento diário da cidade. Um terceiro PM fica na central de atendimento do serviço 190. As viaturas ficam paradas no pátio, sem utilização.
“Qualquer eventualidade, se acontecer algum fato mais grave, o policial de Pires do Rio ou então de Urutaí é deslocado para cá para nos dar esse apoio”, afirma o comandante da Polícia Militar em Ipameri, capitão Eloir Antunes de Oliveira.
Para amenizar o problema, a PM fez uma parceria com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura, que agora, três vezes por semana, pagam hora extra aos policiais que estariam de folga.
Polícia Civil
Além desse problema, a escassez de efetivo na Polícia Civil para atender o plantão tem preocupado os moradores da cidade. Com isso, todos os flagrantes que deveriam ser feitos em Ipameri são levados para Catalão.
A delegacia tem seis servidores: três agentes, dois escrivães e o delegado. O número de servidores não é suficiente para atender a demanda do município e por isso, todos os dias, a delegacia fecha às 18h.
O delegado Diogo Ferreira explica que o atual efetivo é suficiente apenas para o expediente normal. “Se tiver que deslocar efetivo do expediente para o plantão, eu paro a delegacia e os inquéritos em andamento ficariam sem solução. Os crimes que ocorreram, que não foram flagrantes, por exemplo, já ficariam sem solução”, argumenta.
Para piorar a situação, quando é preciso registrar alguma ocorrência durante a noite, Ipameri fica sem policiais nas ruas, já que os únicos militares de plantão seguem para a cidade vizinha.
População
Os moradores estão preocupados com a falta de policiais na cidade. A estudante Charlene Cristina dos Reis observa que, com apenas uma viatura, caso haja necessidade, vai ser difícil ser socorrida.
A dona de casa Sílvia de Andrade destaca que a cada dia a violência só aumenta e que é difícil saber que há apenas três policiais trabalhando.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Ipameri só terá mais policiais militares ou civis quando houver a realização de um concurso público. Até o momento, não há previsão de quando este concurso acontecerá.

Um comentário: