segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mais de 400 presos estão rebelados em presídio na Zona Sul de Aracaju


A rebelião foi iniciada por volta das 14h. Um preso morreu. 
Visitantes são mantidos reféns. Presos estão armados com escopetas.

Mais de 400 detentos do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho, no Bairro Santa Maria, na Zona Sul de Aracaju (SE), estão rebelados desde as 14h deste domingo (15). Três agentes penitenciários foram feitos reféns e um deles se feriu ao pular o muro de mais de 5 metros para fugir.
Novas informações divulgadas pela polícia por volta das 18h, revelam que cerca de 100 visitantes que estavam no complexo, que é considerado de segurança máxima, permanecem impedidos de sair.
Por volta das 16h30, a polícia havia informado que os presos estavam armados com escopetas, que foram roubadas da sala de armas do presídio, e faziam várias ameaças. Os rebelados permanecem concentrados no refeitório da unidade, onde quebraram várias janelas.
Cerca de 130 homens de diversos núcleos da Polícia Militar como o Grupamento de Choque Radiopatrulha (RP) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPtran) estão no local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros e uma ambulância do SAMU, também permanecem em frente ao complexo.
Agentes penitenciários que estavam de folga foram acionados e começam a chegar à unidade. Segundo a polícia, o presídio do Santa Maria, abriga 476 presos.
Avanço nas negociações
O capitão Marcos Carvalho, do Núcleo de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, atua como negociador. Desde o início da tarde, ele conversa com os detentos através das grades nas imediações do refeitório.  Um rádio comunicador foi entregue aos rebelados e as negociações seguem acançando.
De acordo com informações preliminares, divulgadas às 18h15, os internos informaram ao negociador que o motivo da rebelião seria os constantes espancamentos sofridos por eles, por parte de policiais. Eles disseram ainda que irão entregar uma lista com todos os nomes dos envolvidos nos casos de agressão, ao promotor de justiça Luiz Claudio Almeida dos Santos, da 7ª vara criminal, que acompanha as negociações em frente ao presídio.
Agente ferido
Uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e fez o resgate do agente que teve ferimentos nas pernas e na coluna em decorrência da queda do muro de mais de 5 metros, logo no início da rebelião. Ele foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe, na Zona Oeste da capital sergipana.
Clima tenso
O clima continua tenso e os detentos estão muito nervosos. A gritaria no interior do complexo pode ser ouvida facilmente no lado de fora da unidade. Ainda segundo informações, os ânimos se exaltaram ainda mais, após um dos internos ter sido morto por um dos cães utilizados para fazer a segurança da área externa do presídio.
A vítima foi atacada pelo cachorro da região do pescoço e não resistiu aos ferimentos. Revoltados, os presos decidiram matar o animal e outro cão que estava solto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário