terça-feira, 27 de setembro de 2011

RS: Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar aceita proposta de reajuste de 23,5%


Parte da negociação salarial entre governo gaúcho e servidores da Brigada Militar teve desfecho positivo na tarde desta quinta-feira. A Associação de Cabos e Soldados (Abamf) anunciou que aceita a proposta de aumento de 23,5% para a categoria. A expectativa, agora, é pelo resultado do encontro entre a Associação de Sargentos, Subtenentes e Tenentes e governo, marcado para as 18h.
A entidade recebeu proposta que varia de 10,5% a 18,15%. Segundo o presidente da associação, Aparício Santelano, a categoria vai levar ao chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, apenas o que foi definido em assembleia, ou seja, o pedido de reajuste linear para todas as categorias.
— Nós não queremos que tirem nada do que foi oferecido para Cabos e Soldados. Mas nós não iremos aceitar menos. O que foi decidido na assembleia é exatamente o que levaremos para o governo, que é o reajuste igual para todos. Agora é de responsabilidade do governo apresentar uma contra-proposta. Não vamos ficar jogando com ninguém, mas é importante dizer que temos também o nosso poder de mobilização por todo o Estado — disse Santelano.
Na reunião em que foi anunciado o acerto, o presidente da Abamf, Leonel Lucas, apresentou o esperado resultado das assembleias regionais.
— A decisão foi tirada em assembleia geral. Acredito que houve um avanço, mas a decisão da assembleia é soberana — afirmou Lucas, aparentando desconforto com a posição da associação ao aceitar o reajuste diferenciado entre categorias.

Aprovaram a proposta:

— Passo Fundo
— Santa Maria
— Santana do Livramento
— Rio Pardo
— Vacaria
— Caxias do Sul
— Montenegro
— Cacequi
— Lagoa Vermelha

Aceitaram com a resalva do reajuste linear:

— Três Passos
— Uruguaiana
— Santa Cruz do Sul
— Porto Alegre (sede matriz)

Rejeitou a proposta:

— Bagé

Protestos no RS:


Nesta manhã, PMs ligados à Brigada Militar, Bombeiros e ao Comando Rodoviário protestaram em Erechim. O manifesto foi pela igualdade de percentuais no reajuste oferecido pelo Estado à categoria.



Ontem, grupo de pessoas ligadas a entidades independentes também protestou por melhores salários para policiais militares colocando faixas em frente ao Palácio Piratini, no centro da Capital.



Sobre as propostas do governo:

Depois de rejeição ao abono de R$ 300, o governo ofereceu reajuste de até 23,5% para cabos e soldados e índice que varia de 10,5% a 18,15% para sargentos, subtenentes e tenentes.
Na tarde desta quinta-feira, cabos e soldados aceitaram a proposta. Já os sargentos, subtenentes e tenentes exigem reajuste linear. A categoria entende que o adequado seria índice de 25% para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário