sábado, 30 de julho de 2011

PMs serão homenageados com a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovido Teixeira



Através de propositura do deputado Major Araújo (PRB) 170 PMs serão homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, na próxima segunda-feira (01/08), em sessão solene especial de homenagem aos 153 anos da Polícia Militar de Goiás.
Os PMs receberão a mais alta honraria desta Casa de Leis, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por terem se destacado nos serviços prestados ao Estado. A solenidade será realizada a partir das 20 horas no Plenário Getulino Artiaga.

Como forma de homenagear toda a Polícia Militar do Brasil, o 1º Sargento Márcio Alexandre Alves, da PM do Rio de Janeiro, também será agraciado com a honraria pelo seu ato heróico na tragédia da escola municipal do bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, em abril deste ano.

Ao entrar na escola e abordar o atirador Wellington Menezes de Oliveira, que assassinou 12 crianças e deixou outros dez estudantes feridos, evitou uma tragédia ainda maior.

Histórico - A Polícia Militar do Estado de Goiás foi criada quando o estado ainda era uma província, em 28 de julho de 1858 através da Resolução nº 13, sancionada pelo presidente da província de Goyaz, Dr. Januário da Gama Cerqueira.

Na oportunidade, foi criada a Força Policial de Goyaz, com ação limitada à capital da província (Vila Boa), Arraia e Palma, fixando seu efetivo em: 1 Tenente João Pereira de Abreu, Alferes Aquiles Cardoso de Almeida e Alferes Antônio Xavier Nunes da Silva, 2 sargentos, 1 Furiel e 41 praças.

Atualmente da PMGO conta com um efetivo de doze mil homens e tem como missão preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente no Estado de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário