sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dia internacional do homem



Data ainda pouco conhecida Brasil, mas que já começa a ser explorado pelo comércio. A criação do dia internacional do homem ocorreu no dia 19 de novembro de 1999 em Trinidad e Tobago e foi apoiado pelas Nações Unidas, recebendo amplo apoio dos homens de várias partes do mundo, tendo como objetivos: abordar temas na área da saúde do sexo masculino, melhorar as relações promovendo a igualdade entre os gêneros  e destacar os papéis importantes pápeis desempenhados pelos homens.

Há quem indique que a data também foi sugerida por Mihkail Gorbatchev ex-presidente da extinta União Soviética. Sua sugestão era que se comemorasse no primeiro sábado de novembro, mas cada país tem sua data. No Brasil não se sabe bem o porquê 15 de julho, ter sido o dia escolhido para se comemorar o Dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o Dia Internacional do Homem.

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil apresenta um maior número de pessoas do sexo feminino, os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Isso se dá devido à falta de atitudes preventivas, de não procurar regularmente um médico para a realização de exames que podem detectar possíveis problemas de saúde, dentre eles casos de disfunção erétil, câncer de próstata e andropausa, que aumentam gradativamente e são alarmantes, além disso, são as maiores vítimas de violência principalmente na juventude e estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, ao envolvimento com drogas, bebidas e homicídios.

Em vários lugares do país comemora-se a data com a fim de chamar a atenção da população masculina e de sua saúde. Em 2009 foram ratificados os objetivos a serem observados no dia Mens International Day (Dia Internacional do Homem):

 - Promover modelos masculinos positivos, não apenas estrelas de cinema e esportes, mas os homens de todos os dias, os homens de classe que tem uma vida decente e honesta.
 - Comemorar as contribuições positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças, e para o ambiente.
 - Se concentrar sobre a saúde do homem  e o bem-estar, social, emocional, físico e espiritual.
 - Destacar a discriminação contra os homens, nas áreas de serviços sociais, atitudes e expectativas sociais e de direito.
 - Melhorar as relações e promover a igualdade de gênero.

Que cada Homem Policial Militar saiba tirar proveito desse dia, revendo suas prioridades, valorizando a saúde, o bem estar social físico e espiritual. Homem, Parabéns pelo seu dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário