domingo, 31 de julho de 2011

Solenidade Militar em comemoração aos 153 anos da PMGO







Aconteceu na noite de 28 de julho de 2011, no pátio da Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás, berço de formação dos policiais militares deste estado, a solenidade militar em comemoração ao 153º aniversário da Polícia Militar Goiana.

O Governador do estado de Goiás recebeu as honras militares e passou em revista à tropa, acompanhado da Tenente Coronel Rosângela, Comandante da tropa postada.

Durante a solenidade, o Governador Marconi Perillo, assinou o Decreto de Promoção de Oficiais da PMGO, concedendo a estes a tão almejada acessão na carreira. Foi assinado ainda o Decreto de Concessão da Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes, da Polícia Militar, no qual foram agraciadas as autoridades militares e civis, nos graus: Grã Cruz, Grande Oficial e Comendador.

Na alocução do Comando, o Coronel Raimundo Nonato de Araújo Sobrinho, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, procurou resgatar o sentimento de honras e glórias que ao longo da história da Polícia Militar Goiana conquistou, trazendo sempre em seu espírito guerreiro o desejo de bem servir a sociedade goiana, o que certamente traduz o slogan alusivo ao aniversário da PM neste ano de 2011, que é: “153 anos de amor por Goiás!”.

Deixou claro ainda o reconhecimento da Polícia Militar ao esforço que o Governador do Estado vem fazendo para suprir as necessidades da corporação e de seus componentes. Dizendo que: “feliz é a corporação que recebe a atenção e o cuidado competente de seu governante, e a PM de Goiás tem experimentado dias de bonança, pois o Governador Marconi Perillo tem cuidado, pessoalmente, cós interesses desta corporação. Mesmo diante das dificuldades financeiras vividas pelo Estado, os investimento na segurança pública foram mantidos, e por isso, Senhor Governador a Polícia Militar do Estado de Goiás, lhe é grata. E temos a certeza que no momento certo, outros investimentos virão e em especial, no reconhecimento salarial.”

Enfatizou as importantes mudanças nas legislações que estão sendo encaminhadas para a Assembleia Legislativa, mudanças que alteram substancialmente as leis de promoções tanto de oficiais como de praças, mudanças que promovem alterações na organização básica, mudanças que criam o regime previdenciário próprio dos policiais militares, mudanças que revogam o Regulamento Disciplinar da PM, e cria em seu lugar um moderno Código de Ética.

Ao finalizar suas palavras, conclamou seus comandados a cerrar fileiras e unir forças para juntos construírem uma Polícia Militar cada vez mais forte, cada vez mais guerreira e vibrante.

O Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, demonstrando um enorme respeito pela instituição Polícia Militar, ao iniciar suas palavras, convidou a todos os presentes à solenidade para que fizessem um minuto de silencio em respeito ao sargento Miguel Leite Borges Junior, que falecera na noite de 27/07/2001, vítima de acidente automobilístico, ao retornar para seu lar, após cumprir seu dever funcional e ao Cabo Robson da Silva Dourado, que faleceu na mesma data, vitima de disparos de arma de fogo, durante rebelião e fuga do presídio daquela cidade, em 23 de junho de 2011.

Logo após, em suas palavras, o Governador reafirmou os compromissos com a Polícia Militar, reconhecendo que a Polícia Militar de Goiás ainda continua com um efetivo aquém das necessidades de um Estado que tem crescido acima da média nacional, e que tem plena consciência de que há uma carência de pelo menos 4 mil policiais na corporação. Mas também tem a certeza de que conseguirá neste governo ampliar o efetivo em pelo menos 25%. Que continuará determinado em fortalecer as polícias, valorizando os seus profissionais e dando-lhes melhores condições de trabalho.

Enfatizou ainda que a violência urbana não deixa de crescer, amedrontar, aviltar a cidadania, fato, grave, que é um alerta para ação enérgica e um veemente investimento em segurança pública, diante do crescimento da criminalidade no Brasil, que questiona governos e instituições e ameaça a desintegração do tecido social. A lógica diz que não é apenas uma questão de polícia. Mas que passa por ações nas causas da marginalidade, na compreensão da história, no investimento para a educação, criação de empregos, mudanças do modelo econômico, ação social.

Marconi Perillo, deixou claro seu respeito pela Polícia Militar Goiana quando afirmou em seu discurso que: “O Estado está focado na política de redução do índice de homicídios na ação policial. Goiás está comprometido com políticas coerentes, políticas adequadas do uso moderado da força.

Nosso governo está fazendo a sua parte, estimulando o trabalho das polícias, valorizando, dando apoio e melhores condições de trabalho. Vamos manter a nossa missão em defesa das vidas, em defesa do patrimônio dos goianos, em defesa do povo de Goiás.

Vamos reduzir as estatísticas e transformar Goiás no Estado mais seguro do Brasil. Eu confio nos comandantes. Eu confio na tropa. Eu confio nas polícias do Estado de Goiás.

Os desafios são imensos porque nos faltam recursos de ordem financeira. Ainda assim já começamos a agir.

Todas as pesquisas de opinião apontam, preferencialmente, a segurança como maior anseio da população. O povo quer a polícia fardada perto de si. A polícia que a gente vê. A polícia que pode ser vista. A polícia que mostra seu rosto. A Polícia Militar.

Renovo os meus sentimentos de amizade e respeito à Polícia Militar, com a qual sempre contei e pela qual fiz tudo o que me foi possível fazer dentro das limitações que temos.

Parabéns a todos – aos que comemoram o aniversário da instituição que abraçaram e àqueles que por ela hoje são homenageados.”


Como ponto alto da solenidade militar a tropa desfilou em continência ao Governador do Estado de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Júnior. O qual contou com a participação impar da comunidade, que desfilou garbosamente no corpo da tropa, representada por alunos do Colégio Militar, alunos do Proerd, alunos do projeto Guarda Mirim do 23º BPM, alunos do Curso de Gestão de Segurança Pública da Fac Lions, representantes dos Conselhos de Segurança Pública, representantes das Redes de Apoio Social, Mototaxistas e Guarda Municipal, o que vem cada vez mais confirmar eficácia da política de Segurança Pública que está posta para a sociedade Goiana, na qual busca a interação com comunidade, que a parceira maior no combate a criminalidade.

Fechando o evento, aconteceu o tradicional cântico dos parabéns a você, e a queima de fogos, representando o momento festivo e alegre com que a sociedade Goiana e os componentes da Polícia Militar de Goiás, comemoram os 153 anos de amor por Goiás.

Veja mais fotos clicando no link abaixo:
Veja o vídeo do desfile militar:




Nenhum comentário:

Postar um comentário