quarta-feira, 18 de maio de 2011

COMANDANTE GERAL DA PM DO RIO, ULTILIZA DO REGULAMENTO PARA PROIBIR USO DA FARDA NA PARADA GAY


O comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, afirmou hoje (17) que o regulamento interno da corporação não permite que policiais participem de manifestações ou festividades com fardas ou equipamentos próprios da atividade. Apesar da proibição, o governador Sérgio Cabral autorizou ontem (16), durante o lançamento da campanha Rio sem Homofobia, a participação de integrantes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros no desfile gay, inclusive com fardas e viaturas. Para o coronel, a autorização de Cabral tem a dimensão da tolerância.
“Os estatutos e regulamentos da PM não permitem isso , mas entendemos a dimensão da fala do governador pelo aspecto da tolerância sobre as escolhas individuais dos integrantes da polícia militar”, afirmou o coronel, durante inauguração, na manhã de hoje (17), da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro de São Carlos, a 17ª do Estado do Rio.
Questionado sobre a liberação dos policiais para participar do desfile gay, Cabral minimizou as declarações e afirmou que seu objetivo era apenas citar o que ocorre na Europa e nos Estados Unidos. “Eu só chamei a atenção que nos Estados Unidos e na Europa, o policial, como outros profissionais, que quer ir [à parada gay] participa de uniforme e com um automóvel representando a corporação. É apenas a citação do que ocorre no primeiro mundo.”
No início de maio, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram por unanimidade o reconhecimento da união estável para homossexuais, um marco histórico na luta do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Com a decisão, qualquer casal homoafetivo pode fazer um contrato de união estável ou uma declaração de união estável em cartório e ter certeza de que este direito será reconhecido na Justiça.
Fonte: UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário