sexta-feira, 13 de maio de 2011

Festa do Divino Espírito Santo





Primeiro vem a folia. Depois, a Festa do Divino Espírito Santo e as Cavalhadas. Conheça a tradição desse roteiro cultural de Pirenópolis, cujos preparativos se iniciam um ano antes.

Quem visita Pirenópolis na época da festa do Divino Espírito Santo e das Cavalhadas tem a chance de assistir a mais do que uma manifestação popular traduzida em brilhos e cores. Um misto de devoção e sentimento de orgulho une filhos dessa terra, que trabalham o ano todo para fazer o evento virar realidade.

Desde as bandeiras que giram com as folias, às roupas que caracterizam cavaleiros e mascarados, os ensaios e fogos de artifício que anunciam o início da tradição, cada detalhe é observado para garantir o espetáculo, que não pode falhar. Não pode porque os turistas esperam por esse momento. E porque a fé de muitos moradores dele se alimenta.

O “Imperador do Divino” é um personagem folclórico da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, na cidade de Pirenópolis, Goiás.Seguindo o exemplo de seu pai Olímpio Jayme, Thales José Jayme é o 193º Imperador do divino.

A festa tem início no dia 27 de Maio, sexta-feira, data em que a folia sai da zona rural e termina no dia 14 de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário