sábado, 7 de maio de 2011

Deputados conhecem ações do Gabinete de Gestão do Entorno






Fonte: Assembléia Legislativa
Durante reunião extraodinária da Comissão de Segurança Pública, na tarde desta quinta-feira, 5, o titular do Gabinete de Gestão de Segurança Pública do Entorno do Distrito Federal, coronel Edson Costa Araújo, apresentou relatório com índices da criminalidade e as medidas que devem ser tomadas na região pela pasta, criada pelo Governo do Estado.
Foi realizada, na tarde desta quinta-feira, 5, reunião extraordinária da Comissão de Segurança Pública para apresentação do relatório de levantamentos promovidos pelo Gabinete de Gestão de Segurança Pública do Entorno do Distrito Federal (GGS). O documento foi apresentado pelo coronel Edson Costa Araújo, ex-comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, e atualmente titular do Gabinete do GGS.

A reunião, presidida pelo deputado Major Araújo (PRB), contou também com a presença dos deputados Mauro Rubem (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Hildo do Candango (PTB) e Ademir Menezes (PR).
No início de seu pronunciamento, o titular do GGS declarou que o governador Marconi Perillo (PSDB) resgatou um compromisso com a região ao criar a pasta. "Ele tem uma visão muito clara das necessidades de um tratamento especializado para a Segurança Pública na região".

O relatório revela que os índices crescentes de violência no Entorno de Brasília, sede do Poder, registraram três vezes mais assassinatos do que o restante do País. Segundo o militar, o objetivo da pasta é fazer o Estado focar no problema. Números apontam aumento de 30% no índice de homicídios, durante o primeiro trimestre de atuação do gabinete, em relação ao ano de 2010.

"Na verdade, o gabinete é um braço da Secretaria de Segurança Pública, para que possamos ter maior agilidade nas decisões", aponta. O coronel destaca ainda que são necessários investimentos na Segurança Pública e que a falta de infraestrutura dos municípios é preocupante, o que vem dificultando o processo.

O coronel Edson acredita que deve haver investimento também no ambiente social e educacional. Para ele, o desafio maior é promover a integração entre os Governos Estadual e Federal, para que, de forma conjunta, sejam realizados investimentos e ações permanentes na promoção da Segurança Pública com cidadania. "Isso deve ser feito a médio prazo, pois a situação já vem se prolongando há tempos", afirma.
Revelou ainda, o coronel Edson, que, no Entorno, existem mais de dez mil inquéritos inconclusos. "Para se ter uma ideia, em apenas um bairro de uma das cidades do Entorno existem mais de 500 inquéritos não concluídos. "A Segurança Pública não tem causa em si própria, mas é o último filtro social", ressalta ele.
O relatório dá conta de que 19 municípios do Entorno representam 8% dos 246 municípios goianos. Em 2010, o relatório detectou 19.131 registros ilícitos relevantes na região. Aponta, ainda, o Entorno, como responsável por 38% dos homicídios dolosos do Estado, 38% de latrocínio e 36% de roubo ao comércio. "É uma realidade específica incomparável, uma situação ímpar", ressalta o coronel.
O documento aponta que, para cada grupo de cem mil pessoas, Goiânia registrou, ano passado, 20,59% de homicídios, enquanto Águas lindas apresentou 55,17%, e Valparaíso, 75,97%. No Brasil inteiro, este índice foi de 24,50% e, em Goiás, de 24,08%. "Isso equivale a mais de quatro carros-bombas por mês explodindo no Entorno", comparou o militar. Disse ainda que o Entorno carece de cidadania.
Outra preocupação demonstrada na reunião foi com relação à Copa do Mundo, em 2014, já que os turistas vão cumprir não apenas o roteiro patriótico da cidade, mas também o turismo ecológico, que se concentra no Entorno, como Alto Paraíso, Pirenópolis e outras cidades históricas.
Para o deputado Hildo do Candango, representante da região de Águas Lindas do Entorno,  a situação é preocupante, uma vez que a região tem sido reduto de alto índice de violência. "Águas Lindas é considerada a cidade mais violenta do Entorno, tem crescido muito demograficamente, entretanto, esse crescimento não tem sido acompanhado de uma infraestrutura adequada que atenda às necessidades da região", relata.
Hildo parabeniza o Governador do Estado pela implantação do gabinete. Segundo ele, já é possível notar diferenças positivas, citando como exemplo a chegada da Força Nacional, que impõe respeito e intimida criminosos. Para ele,  por outro lado, é uma medida paliativa. "Precisamos de medidas permanentes. Temos que aumentar o efetivo da Polícia Civil, Militar e também da Polícia Técnico-Científica. Tenho vários requerimentos que já foram apresentados, visando estruturar de forma definitiva a Segurança na região do Entorno", ressalta.
Hildo aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de uma audiência pública na próxima sexta-feira, 13, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Águas Lindas, para tratar da violência e buscar soluções.
O deputado Ademir Menezes parabenizou o presidente da Comissão de Segurança Pública pela iniciativa. "Para mim, não há outro caminho a não ser atuar pedagogicamente", opinou.

Já o deputado Mauro Rubem reiterou o compromisso de atuação conjunta da Comissão de Direitos Humanos com a de Segurança Pública e cumprimentou o coronel Edson e o Governador pela iniciativa de instalar o GGS nessa região tão especial do Brasil. O petista anunciou que está acertando a vinda do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para que seja apresentado a ele o documento que revela a realidade do Entorno.
Estiveram presentes também na reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário