segunda-feira, 6 de junho de 2011

Anunciada redução no tempo de aposentadoria das PMs



Fonte: Notícais Goiás

O secretário da Segurança Pública e Justiça, João Furtado Neto, anunciou hoje cedo para mais de uma centena de policiais militares reunidos no auditório da Celg, no Jardim Goiás, em Goiânia, que ainda hoje envia para o Gabinete Civil projeto de lei para ser aprovado pela Assembleia Legislativa  reduzindo de 30 anos  para 25 anos de serviço o tempo necessário para que as mulheres da Polícia Militar possam se aposentar.

O anúncio da medida foi feito durante solenidade de aposição de divisas de 136 soldados, cabos e sargentos  que foram promovidos recentemente. Na cerimônia, João Furtado recebeu das mãos do comandante Geral da PM, coronel Raimundo Nonato Sobrinho, os documentos contendo as propostas de  redução no tempo para aposentadoria das PMs e outras mudanças na Polícia Militar.

Sobre o efetivo da PM que é considerado reduzido hoje, o secretário João Furtado disse ser real,  realmente existe um déficit,  que só pode ser resolvido com o gerenciamento de escalas. No entanto, o secretário garantiu solução do problema para o  segundo semestre, mas não adiantou as novidades sobre o assunto.

Rotam
João Furtado disse que tecnicamente a Rotam não está de volta às ruas, explicando que o curso para os novos militares que vão integrar a instituição ainda está sendo realizado. Segundo João Furtado, os policiais que vão trabalhar na Rotam já estão sendo treinados. O comandante Geral da PM, coronel Raimundo Nonato de Araújo Sobrinho, afirmou que a sociedade pode esperar  a volta de uma "Rotam praticamente perfeita", com  correção das distorções do passado corporação.

Segundo adiantou, a sociedade vai contar um grupo de policiais preparados, com carros, equipamentos e armamentos adquados para fazer o enfrentamento  das ocorrências, principalmente de roubo com muito destaque no cenário  da criminalidade. O coronel Raimundo Nonato Sobrinho disse que a PM teve dificuldades para formar a primeira turma de policiais, que já estão sendo treinados.  A segunda turma, segundo ele, já está començado o curso, de modo que até o final de julho esteja recomposto todo o efetivo anterior da Rotam.
Leia na integra o discurso do Secretário de Segurança Pública e Justiça, João Furtado de Mendonça Neto

Senhoras e senhores bom dia!

é chegada a hora de congratularmos com os cento e trinta e seis agraciados, promovidos neste momento.

Um número pequeno perante a grandeza da Polícia Militar do Estado de Goiás. O governo de Goiás reconhece que são poucos os agraciados, mas logo pretendemos estender esta oportunidade todos os militares goianos. Esta é nossa principal preocupação, minha e do nosso governador Marconi Perillo.

A ascensão à carreira é algo almejado por todos.  Este ato simbólico de promoção é uma oportunidade de nos comprometermos com as causas milicianas.

Os dias de angustia passaram, o governo do estado não tem medido esforços no sentindo de valorizar os profissionais da segurança pública, em especial aos policias militares que tem sido fieis no cumprimento de suas missões.

O fim das ações administrativas do governo Marconi Perillo são de garantir ao povo goiano uma segurança pública de qualidade, eficiente e eficaz.

Com o objetivo de motivar e reconhecer o valor dos senhores e senhoras policiais militares, mudanças estão sendo adotadas por iniciativa da secretária de segurança e atendendo determinação governamental de nosso chefe maior, quem determinou a este ajudante gestões no sentido de melhorar as condições de trabalho da milícia anhanguera.

Assim, contando com o apoio do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás ombreados pelas entidades de classe defensoras da nossa amada Polícia Militar, aqui cito o subtenente Maxuêlo e o sargento Gilberto, e respaldado ainda pelo representante da Segurança Pública na Assembleia Legislativa o deputado Major Araújo, o governador do estado Marconi Perillo e a Secretaria de Segurança Pública e Justiça já encaminharam projeto de lei que impõe a passagem para reserva remunerada compulsoriamente, do policial militar, ao completar trinta anos de efetivo serviço. Gerando fluidez e celeridade nas carreiras tanto de praças como de oficiais.

Mudanças serão implantadas na lei de promoção de praças, devemos reconhecer que nossos soldados não podem passar dez, quinze, vinte anos nesta condição, a promoção automática deve vir em salvação de nossos operadores. O Governo do Estado encaminhará nos próximos dias projeto pra implantar novo modelo de promoção para os servidores da polícia militar, a tão almejada promoção automática.

Concomitante as iniciativas dos projetos citados nos preocupamos também fazer justiça no ato de passagem para reserva de nossos Coronéis, não há justiça quando um combatente se aposenta perder parte de sua remuneração, vamos corrigir isto, também enviando com total apoio e iniciativa de nosso maestro, o Governador Marconi Perillo, enviaremos rapidamente projeto de lei que compensará a perda sofrida por nossos comandantes que muito serviço prestaram a sociedade goiana.

Estas iniciativas são no sentido de alavancar a carreira, abrindo oportunidades para a ascensão nas graduações de forma justa e com o menor tempo possível, fator motivacional para cada profissional.

Temos em nossas forças de segurança principalmente a polícia militar, o reconhecimento e a profunda gratidão por tudo que esses valorosos homens e mulheres tem feito em prol da sociedade goiana coibindo diuturnamente a criminalidade.

Não poderia deixar de agradecer aos policiais militares que diuturnamente tem trabalhado em prol da redução dos índices de criminalidade na capital e em todo estado, meu carinho especial para com as praças, vocês são o cartão de visita da secretaria de segurança pública e justiça, fazendo frente às ocorrências, dedicando incansavelmente à proteção de nossas famílias, “nosso maior patrimônio”.

Deixei por ultimo nossa mensagem às mulheres de nossa Polícia Militar. Hoje um sonho se torna realidade, a mudança no regime previdenciário que proporcionará a aposentadoria aos 25 anos de serviço para estas guerreiras da PMGO e da família goiana.

Esse compromisso está firmado pelo governador Marconi Perillo, pela Secretaria de Segurança Pública, pelo Comando da PMGO, pelo parlamentar da segurança e também pelas entidades representativas de classe, todos lutaram por este momento. Ressalto que este projeto também será remetido nos próximos dias pra nossa assembleia legislativa.

Enfim, agradeço ao nosso grande governador pelo apoio e prioridade que tem dispensado a pasta da segurança  pública em Goiás.

Muito obrigado governador!

Sem o vosso braço forte e vontade este momento de festa nunca seria conquistado.
João Furtado de Mendonça Neto
Secretário de Estado da Segurança Pública e Justiça
Fotos: Portal PMGO / sargento Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário